sexta-feira, 29 de junho de 2007

MANIFESTO DE FOZ DO IGUAÇU

Os chefes de Unidades de Conservação Federais, reunidos por ocasião do Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, manifestam, por unanimidade, seu repúdio à Medida Provisória 366/07, por entenderem que a mesma:
1. viola os princípios de participação social na gestão ambiental;
2. fragmenta e enfraquece a execução da Política Nacional do Meio Ambiente;
3. reduz drasticamente a estrutura do IBAMA nos estados;
4. subtrai das Unidades de Conservação federais as estruturas de apoio administrativo, jurídico, prevenção e combate a fogo e de educação ambiental.
Entendemos que a forma inoportuna, tecnicamente frágil e, sobretudo, antidemocrática, como foi editada a MP 366, contamina e compromete o debate técnico e legítimo sobre a necessidade de criação de um instituto brasileiro de unidades de conservação.
Assim, propomos a retirada da MP 366 e do PLV 19/07 do Congresso Nacional para que seja devidamente debatida com todos os setores do Estado e da sociedade civil comprometidos com a conservação da natureza.

Foz do Iguaçu, 17 de junho de 2007

Eridiane Lopes da Silva

sábado, 9 de junho de 2007

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM URUGUAIANA

No dia 08 de junho aconteceu em Uruguaiana a audiência pública denominada Deserto Verde sobre o florestamento de eucalipato. Foram chamadas órgãos e entidades de diversos setores para exporem seu entendimento sobre o processo de implantação de espécies florestais no Rio Grande do Sul. O Grupo Maricá Nufo foi convidado e teve uma participação boa no processo em defesa do zoneamento efetuado pela FEPAM a qual se fez presente pela Associação dos Servidores da FEPAM na pessoa do Eng. Antenor Pacheco, o qual apresentou o Zoneamento qualificando a discussão. Foi evidente a preocupação da população em geral a qual solicitou maiores esclarecimentos sobre o tema.

Jacqueline Jacques
Grupo Maricá NUFO
Coord. Fronteira Oeste RBP